GRUPO DE ESTUDOS DE ANARQUISMOS, FEMINISMOS E MASCULINIDADES (GEAFM) - Junho de 2024
"Abolicionismo penal"
Sobre o tema:
"Reconhecemos que o sistema prisional neste país é um microcosmo do que está acontecendo na sociedade em geral. O racismo, a exploração, a desumanização que ocorrem nas prisões são um reflexo direto das injustiças que existem na sociedade em geral." - Huey P. Newton
No encontro do GEAFM de junho, fazemos um convite à discussão do abolicionismo penal. Essa perspectiva emancipatória, nascida na intersecção das lutas anti-racistas, anti-capitalistas e anti-estatais, é necessária para o enfrentamento de um dos legados mais fortes da colonização, o encarceramento em massa. O abolicionismo penal não só explicita as opressões chanceladas pela justiça criminal, como também busca implodir a diferença entre preso político e preso comum.
Todo prisioneiro é prisioneiro político.
Sugerimos como leitura principal a introdução do livro (recentemente traduzido para o português) Califórnia Gulag, escrito por Ruth Gilmore, integrante do grupo Critical Resistance que, desde 1997, vem expondo e desafiando as forças econômicas, políticas e sociais que impulsionam a expansão do sistema prisional. Por meio de um diálogo entre as perspectivas estadunidenses e brasileiras, buscamos construir novas coalizões na luta pelo abolicionismo penal.
- Leitura indicada:
"1 - Introdução" do livro "Califórnia Gulag: prisões, crise do capitalismo e abolicionismo penal", de Ruth W. Gilmore (p. 56-83).
Link: preencha o formulário abaixo com seu e-mail para receber o acesso ao capítulo.
- Material complementar:
Texto: "Abolicionismo penal como ação direta" de Acácio Augusto.
Link: https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/30724/21251
ou
Vídeo: Leitor Subversivo - Abolicionismo Penal, com Acácio Augusto.
Link: https://www.youtube.com/live/Id1oqguZrns?si=HMGAV63wvnhTTtLW 00:55-58:30
- Quando? Sábado, 08/06/24 (16h-18h)
- Onde? Sede do Centro de Cultura Social de SP (Rua Gal. Jardim, 253, sl. 22, Vila Buarque - São Paulo)
* Para esse encontro, infelizmente não teremos intérprete de Libras.
Orientações de Convivência
Tanto a filosofia quanto a prática do grupo estão orientadas pelos princípios do anarquismo, ou seja, autogestão, autonomia, cooperação, solidariedade, liberdade, igualdade, responsabilidade, internacionalismo, anticapacitismo, anticapitalismo e não partidarismo.
Tendo isso em consideração, pedimos gentilmente que siga as seguintes orientações para um melhor aproveitamento do encontro:
Atente-se ao foco do assunto em pauta, procure não desviar tanto do recorte proposto para o encontro.
Solicitamos o cuidado de não empregar termos e expressões capacitistas.
Busque falar de modo sucinto e objetivo, para que haja tempo de todas as pessoas que queiram se expressar tenham a oportunidade.
Levante a mão quando quiser falar, as facilitadoras do encontro irão buscar organizar as falas buscando equilibrar o tempo de fala entre todas as pessoas participantes.
Sugerimos a leitura prévia dos textos para a conversa!
Evento presencial, gratuito.
Crianças são bem-vindas ao CCS!
Se quiser, traga algo para um lanche coletivo, de preferência vegano. Faremos café! :)