Quase 70% dos internautas brasileiros nunca pagaram por aplicativos

Jornal GGN – Uma pesquisa feita entre 1.211 brasileiros que acessam a internet e que possuem smartphones constatou que 67% deles nunca pagou para usar aplicativos, recorrendo às versões gratuitas de apps pagos ou utilizando apenas programas totalmente livres de custo.

Do total, 62,2% só baixaram apps gratuitos até hoje; 32,5% baixaram tanto versões pagas quanto gratuitas; 0,2%, apenas pagos; e 5,1% nunca baixaram nada. O estudo é da empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com Mobile Time.

Entre os internautas que nunca pagaram por um aplicativo, 42,9% afirma que não o fez porque não acharam um serviço que valesse a pena o custo. Outra parte – 23,6% – afirmaram que a impossibilidade de testar os serviços antes culminaram com a decisão de não pagar por eles e 19,1% atribuíram à falta de cartão de crédito. Uma pequena parcela de 14,4% não deram detalhes sobre as razões.

Pelo menos três aspectos precisam ser melhorados nas lojas de aplicativos, segundo especialistas. O aprimoramento das ferramentas de recomendação: com algo como um milhão de opções na Google Play e na App Store, é difícil achar algo específico a que se procura. O caminho, então, seria oferecer opções certas aos usuários, já que os preços são baratos e há muitas de opções.

Já a possibilidade de experimentar um aplicativo antes da compra seria uma opção que aumentaria as chances de compra. A loja de apps do Windows Phone, por exemplo, permite o teste. Outra possibilidade seria fazer a cobrança da compra dos aplicativos de forma integrada à conta telefônica, já que muitos usuários não possuem cartão de crédito internacional.

Com informações da Mobile Time.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nem eh pra pagar, gente.  Os

    Nem eh pra pagar, gente.  Os “apps” pagos sao uma tentativa de favelizacao.  Nao bastava so favelizar informacionalmente o que costumava ser “computadores” antigamente, ainda tinham que colocar um monte de mendigos nos seus tablets!

    Ora, va aa merda!

    Sim, eu desenhei o “Projeto 50 Centavos” em 2007.  Ele nao era nada disso que esta acontecendo e nunca vai ser.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador